A Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Maripá é um cargo ocupado por Servidor Concursado, atualmente exerce a função o Dr. Ademir Pedro Klein.  São atribuições ao Cargo do Procurador Jurídico:  Exercer as funções de consultoria e de representação e assessoramento jurídico do Legislativo Municipal representando e defendendo os interesses da Câmara Municipal, judicial e extrajudicialmente, de acordo com as determinações, do Presidente;  Promover, em colaboração com a Mesa Diretiva, a defesa da Câmara, de seus órgãos e de seus membros e dos próprios servidores quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade, em razão do exercício do mandato, das funções institucionais ou no desempenho dos serviços de apoio;  Prestar os serviços técnicos jurídicos às comissões permanentes da Câmara, ao Presidente e membros da Mesa Diretiva sobre assuntos relacionados ao exercício das suas funções;  Promover o assessoramento técnico aos Vereadores sobre assuntos relacionados ao exercício das suas funções;  Defender a inviolabilidade do mandato dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos;   Avaliar e revisar pareceres sobre matéria jurídica;  Prestar assessoramento jurídico aos diversos setores da Câmara, quando solicitado;  Elaborar minutas de convênios, contratos e outros atos jurídicos;  Prestar assistência jurídica à Comissão Permanente de Licitação, exarando pareceres sobre processos de licitação da Câmara;  Informar às autoridades superiores sobre decisões judiciais e promover gestões necessárias ao seu comprimento;  Colecionar decisões judiciais e administrativas, registrando-as, para subsidiar estudos, pareceres e informações;  Manter-se atualizado com a jurisprudência e demais normas legais de interesse do Legislativo Municipal;  Assessorar o Presidente e demais membros da Mesa e aos diversos setores da Câmara, quando solicitado, na elaboração, exame e pareceres de projetos de leis, de resoluções, de decretos legislativos e demais atos legislativos;  Analisar as propostas de emenda à Lei Orgânica do Município; Acompanhar e assessorar a tramitação de matérias nas Comissões e em Plenário;  Manter atualizado o acervo de sua biblioteca jurídica e de legislação, utilizando sempre que necessário dos recursos de informática; Providenciar materiais de expediente, observando quantidade, tipo, tamanho e demais especificações contidas na requisição, para manter o nível de material necessário ao setor de trabalho;  Executar outras tarefas correlatas.